Final de tarde de outono em um passado não muito distante… O sol se põe avermelhado, preguiçoso, atrás dos morros do horizonte. O vento ainda não é gelado, como no inverno, mas já exige uma manga longa. Com o fim de tarde, vem o silêncio. A cidade se aquieta, o barulho dos carros diminui, as pessoas somem, e a solidão e o abandono ganham força. A noite cai, as portas e as janelas se fecham, mas não apenas pelo frio, também pelo medo. Medo de ser visitado por aqueles que não fazem o bem, medo do esquecimento, medo de desaparecer.
Atualmente, antes mesmo de iniciar o dia de trabalho, as pessoas combinam um encontro. O vaivém toma conta das ruas. A casa, antes abandonada, sem vida, agora é um negócio pulsante. Recebe as pessoas, elas interagem, conversam, dão gargalhadas, e o resultado de tudo isso é o retorno da vida à Vila Belga.
As ruas abandonadas de outrora, agora estão cheias de veículos disputando estacionamento para viver a Vila. Prédios que antes choravam de abandono, saudosos pelo carinho das pessoas, agora recebem amigos que confraternizam. Os postes que antes pareciam velas se apagando, agora irradiam luz. A economia criativa dá vida ao Brique. O retorno da vida à Vila Belga não acontece apenas através de um CPF ou de um CNPJ. O retorno da vida é fruto da cooperação de muitos Kalus, Myrnas, Paulos, entidades, instituições e de um grande articulador, um maestro, perito na arte de aproximar, Rodrigo Decimo. O retorno da Vila é sinônimo de acolhimento, de segurança, de respeito ao passado, de desenvolvimento. É sinônimo de vida. Parabéns Vila Belga!
Jogar o jogo
Esse texto não é um comentário esportivo, é sobre estratégia. Na semana passada, o Grêmio enfrentou o ABC Futebol Clube, de Natal, pela Copa do Brasil.
Cenário do time gaúcho: desfalcado. O jogo anterior, final do Campeonato Gaúcho de 2023, resultou em desgaste físico, atletas lesionados – um dos principais articuladores e o craque do time fora da partida nacional.
Cenário do adversário: jogadores que buscavam contato físico, altos, fortes na jogada de bola aérea e 32 jogos de invencibilidade em casa.
Quando o tricolor gaúcho entrou em campo, percebemos que o líder, Renato Portaluppi, fez muito bem a leitura de seus pontos fracos e das ameaças do confronto. Na gestão de qualquer negócio usamos uma ferramenta chamada matriz Swot para esta análise. Porém, só essas informações não bastavam. Era preciso montar a estratégia e jogar o jogo.
A estratégia teve algumas ações determinantes, como fortalecer a zona de defesa, aumentando um zagueiro para proteger a área, mesmo que esse esquema de jogo prejudicasse a maneira que o time gosta de jogar.
Com a bola rolando, pode-se perceber que Renato preparou seu time para saber sofrer o tempo necessário: se protegeu praticamente sem atacar até que o ABC cansou. Quando isso aconteceu, os pontos fortes do tricolor – qualidade técnica – prevaleceram. Resultado: dois a zero fora de casa.Saber fazer a leitura certa do cenário, ter clareza de seus pontos fortes e fracos, saber sofrer quando for preciso, saber jogar o jogo.. tudo isso é fundamental para uma equipe ser vencedora, em qualquer nicho do mercado.
Comodidade é a palavra-chave
A compra online de alimentos e bebidas cresceu 128% em 2022 quando comparado com o mesmo período do ano anterior. Os dados são do Correio Braziliense, que também aponta um crescimento de 6% na quantidade de pessoas que compram pela web.
Quais as causas do aumento e mudança de hábito do consumidor? A pesquisa mostra que a praticidade é um dos principais fatores. Resolver tudo em “cliques”, sem pressa, sem pressão de filas e no conforto de casa faz muita diferença.
Porém, empreendedor, ter uma loja na internet não é sinônimo de agilidade e praticidade. É necessário prestar atenção aos processos que entregam comodidade ao cliente, como frete e opções de pagamento.
As lojas físicas começam a surfar na busca pela comodidade já que o consumidor está preferindo o conforto e o aconchego de uma loja pequena ao invés de grandes estruturas. Neste sentido, estacionamentos, atendimento personalizado e, principalmente, agilidade nos serviços fazem a diferença na hora da escolha.
Bem estar da equipe = Necessidade
A saúde do ambiente de trabalho preza pelo bem estar do colaborador e, é sim, sinônimo de retenção de talentos.O gasto de energia em atração, seleção, formação e demissão é enorme nos tempos atuais. Neste círculo vicioso, a saúde do ambiente de trabalho interfere diretamente no resultado. Ajude a construir um ambiente de trabalho mais saudável, positivo, agradável, com hábitos que somam, com ações que beneficiam, com uma comunicação cada vez mais clara e renove o bem estar do seu time.